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Intolerância a Lactose: É possível detectar por meio de algum exame?

Friday, Dec 23 2016, 11:00AM

Hoje em dia com a divulgação de muitas informações relacionadas a alimentação, somos bombardeados com vários assuntos, alguns com embasamento científico, outros nem tanto. Quando pensamos em nutrição baseada em evidências, nos referimos a condutas a serem tomadas baseadas em resultados confiáveis de pesquisas/estudos científicos bem delineados, para que possamos ter noção de que a informação poderá ser aplicada para qual população e principalmente se ela é segura e eficiente. Com o apelo da mídia em relação ao incentivo da alimentação saudável, muitas vezes são propagadas soluções "milagrosas", ainda mais quando nos referimos a emagrecimento.

Controle da Massa Muscular: Estímulos Anabólicos

Thursday, Nov 24 2016, 10:59AM

Muitos pontos podem ser abordados quando entramos na discussão sobre o que fazer para ganhar massa muscular, sejam os mais diversos tipos de alimentos, suplementos, bem como modalidades de treinamento e até mesmo recursos "ilícitos". Mas o que realmente justificam todos esses recursos dentro do nosso organismo?

Quando pensamos em massa muscular, devemos nos atentar que seu controle é basicamente regulado por um equilíbrio de fatores. De maneira ampla, podemos citar inicialmente o equilíbrio entre a síntese e degradação protéica. O que temos que entender é que para ganho de massa muscular, devemos acumular maiores estímulos de síntese proteíca do que degradação.

Café e seus Benefícios

Monday, Nov 7 2016, 10:37AM

O café é uma bebida rica em antioxidantes que promovem vários benefícios a saúde. Essas substâncias desempenham o papel de proporcionar um equilíbrio na quantidade de radicais livres no organismo. Os radicais livres são moléculas instáveis que reagem facilmente com outras moléculas, e podem ser responsáveis por processos degenerativos como câncer, causar danos no DNA e promover o envelhecimento. Porém também estão relacionados com o combate a inflamação. Assim temos que obter um equilíbrio entre a produção e eliminação dessas moléculas, uma vez que ela é sim, danosa ao organismo, mas também pode ser benéfica.

Exercício Físico e Imunidade: Uma relação fundamental para saúde

Saturday, Oct 29 2016, 11:20AM

Estamos chegando ao final do ano ... E com isso muitas pessoas acabam percebendo que seja a hora de "correr atrás do tempo perdido", principalmente quando pensamos sobre a estética corporal. O famoso #ProjetoVerão vem a todo vapor, na maioria daquelas pessoas que não se dedicaram ao longo do ano para conquistar o corpo desejado para desfilar nas praias no final de ano.

E com isso o que geralemente observamos? As pessoas começam a se desesperar em busca de métodos milagrosos, seja para emagrecer, ou seja para  ganho de massa muscular (#FikaGrandePorra) ... Dietas da moda acabam sendo um prato cheio para as pessoas desesperadas ... 

Particularidades Proteicas e Hipertrofia

Thursday, Oct 13 2016, 12:17PM

A suplementação (consumo maior do que o habitual) de proteínas durante um programa de treinamento de resistência pode aumentar as respostas hipertróficas e de força. Isso se deve a vários processos envolvidos, como mudanças nas células satélites (conteúdo e atividade) e turnover proteico (relação entre síntese e degradação proteica), além do fator que o exercício de resistência sensibiliza o músculo para a hiperaminoacidemia.

Emagrecimento Saudável: Genética, Fisiologia ou comportamento?

Tuesday, Oct 4 2016, 12:00PM

Atualmente estamos vivendo um período alarmante para a saúde mundial, pelo fato de que os indicadores de obesidade apresentam índices cada vez maiores. Do ponto de vista epidemiologico, temos que essa epidemia mundial, afeta significativamente os sistemas de saúde, gerando custos cada vez maiores a saúde pública mundial.

Com a propagação de informações associadas a promoção do estilo de vida "saudável", muitas pessoas estão adotando essas informações pontuais, divulgadas por revistas e redes sociais, como a solução do problema da obesidade mundial. 

Waxy Maize

Monday, Sep 26 2016, 12:21PM

Sabemos que o consumo de carboidratos para o esporte/exercício é de extrema importância, pois é o principal nutriente gerador de energia. O consumo pré exercício de carboidratos irá auxiliar no fornecimento de energia necessária para os primeiros momentos, poupando o consumo das reservas (glicogêncio muscular e hepático). Porém, dependendo da duração do exercício, principalmente o tipo endurance, o glicogênio hepático e muscular podem ser depletados “totalmente” e assim a reposição desse nutriente é necessária.

Exercício Físico Auxiliando no Controle do Câncer.

Wednesday, Sep 21 2016, 11:54AM

Em um recente estudo publicado no início desse ano, em uma revista científica de elevado impacto (Cell Metabolism), um grupo de pesquisadores mostrou uma relação bastante animadora, demonstrando a ação do exercício físico no controle de uma das doenças mais graves, o câncer.

Como já sabemos, o nível de atividade física da população mundial vem diminuindo progressivamente ao longo dos últimos anos. E isso está relacionado com o advento das tecnologias, e afeta tanto paises desenvolvidos quanto os sub desenvolvidos, além de todas as faixas etárias.

Leite: Vilão ou Mocinho?

Monday, Sep 19 2016, 07:15PM

O consumo de leite e de seus derivados tem sido muito criticado e desencorajado por alguns profissionais. Na mídia, muito é falado de seus malefícios e assim as pessoas acabam por excluir esses alimentos da dieta, sem ter a real necessidade.

O leite é considerado fonte de proteínas de alta qualidade devido seu perfil de digestibilidade e biodisponibilidade. Basicamente é composto por dois tipos de proteínas: caseína (80%) e a proteína do soro (20%), conhecida como whey protein; além disso, possuem grande quantidade de aminoácidos essenciais.

A importância dos exames bioquímicos na saúde e no esporte

Tuesday, Sep 13 2016, 12:19PM

Quando foi  última vez que você fez um check-up da sua saúde ? Lembre-se daquele ditado: "aquele que não tem tempo para cuidar da sua saúde, terá que arrumar tempo para cuidar da sua doença".

Hoje se fala muito em "dieta sem gluten", "dieta sem lactose", "só pode comer carboidratos complexos (batata doce como a salvação do mundo)" e muitas outras ideologias que se fundamentam muitas vezes em apelo comercial.

Algumas pessoas, ja aderem isso como "saudável" sem ao menos saber se isso é bom pra ela ou não ... Apenas se baseia em um resultado milagroso, ou uma estética corporal dos sonhos.

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